Outras palavras...

Este é o blog do movimento de luta pelo revestimento do canal do jordão. Desde 1999 lutando para acabar com as enchentes do bairro do Jordão. Aqui você encontra toda a verdade sobre o revestimento do canal do Jordão. Pesquise e veja que essa obra só saiu por causa da nossa luta e nossa amizade com o partido dos trabalhadores (PT) no qual Dilson Protético foi filiado.


Estamos acompanhando as obras do canal do Jordão desde o seu início até o final. Queremos agradecer ao Governo do Estado, em especial a secretaria das cidades, através da CEHAB, pelo início desta obra. O movimento de luta pelo revestimento do canal do Jordão vem lutando por esse sonho e só através de um governo popular, estamos vendo ele sair do papel. Além das obras do canal, você pode ver as postagens antigas, que mostra como conseguimos esta obra. Este blog é seu, divulgue-o.

sábado, 16 de junho de 2012

Delta perde contratos com o governo de Pernambuco e vai ter que corrigir deficiências na obra do canal do jordão

Entre as obras está o Canal do Jordão, com sérios problemas na construção Publicado em 16/06/2012, às 01h07 Giovanni Sandes Depois de ser considerada inidônea pelo governo federal, a Delta Construções perderá também contratos em Pernambuco. A Delta, de origem pernambucana e hoje sediada no Rio de Janeiro, está envolvida em um escândalo nacional com o bicheiro Carlos Cachoeira. A partir de uma auditoria da Controladoria Geral do Estado (CGE), com as primeiras informações obtidas ontem, com exclusividade, pelo JC, o governo pernambucano decidiu interromper qualquer relação comercial com a construtora. A auditoria começou em abril passado, após o escândalo da Delta ganhar repercussão em todo o País. O pente-fino envolve contratos diretos entre o Estado e a empresa e outros por meio de convênio com o governo federal, não apenas quanto à papelada. Como o JC revelou, as obras da construtora são consideradas de péssima qualidade pela população e têm problemas facilmente perceptíveis, como o revestimento do Canal do Jordão, entre Recife e Jaboatão dos Guararapes (como você pode conferir, em vídeo, no JC Online). O contrato foi anunciado pelo ex-presidente Lula em 2008 e duraria 2 anos. Já recebeu 10 aditivos e seria entregue este mês, quatro anos depois, com vários problemas. Após a auditoria, o governo exigiu correção de deficiências em duas obras, uma delas o canal. A primeira medida mais dura, porém, foi a suspensão imediata de dois contratos de conservação rodoviária, um total de R$ 10,2 milhões e que têm um saldo de 70% por executar. Outro ponto foi uma determinação à Secretaria de Turismo para não contratar a Delta, que, devido à inexistência de impedimento legal quanto à sua participação, venceu uma licitação para pavimentar uma estrada em Gravatá, obra de R$ 13 milhões. Uma outra conclusão do relatório da CGE diverge de um dado publicado anteriormente pelo JC com dados obtidos no Portal da Transparência de Pernambuco: a de que a Delta teria recebido do Estado, apenas no ano passado, R$ 105 milhões. De acordo com a Controladoria, a informação correta seria de que Pernambuco pagou à empresa, no período, R$ 53 milhões. O maior contrato da Delta com o Estado, em convênio com o governo federal, é a duplicação da BR-104, a chamada Rodovia do Jeans. Mas ela é assunto federal e já foi questionada pelo Tribunal de Contas da União (TCU) e pela Controladoria Geral da União (CGU). A obra é tocada por um consórcio da Delta com a Queiroz Galvão e Galvão Engenharia, começou em 2008, por R$ 308 milhões e já está em R$ 353,1 milhões. A duplicação já deveria estar pronta, mas em junho passado já tinha buracos. O novo prazo de conclusão é dezembro que vem.

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Dilson Martins