Outras palavras...

Este é o blog do movimento de luta pelo revestimento do canal do jordão. Desde 1999 lutando para acabar com as enchentes do bairro do Jordão. Aqui você encontra toda a verdade sobre o revestimento do canal do Jordão. Pesquise e veja que essa obra só saiu por causa da nossa luta e nossa amizade com o partido dos trabalhadores (PT) no qual Dilson Protético foi filiado.


Estamos acompanhando as obras do canal do Jordão desde o seu início até o final. Queremos agradecer ao Governo do Estado, em especial a secretaria das cidades, através da CEHAB, pelo início desta obra. O movimento de luta pelo revestimento do canal do Jordão vem lutando por esse sonho e só através de um governo popular, estamos vendo ele sair do papel. Além das obras do canal, você pode ver as postagens antigas, que mostra como conseguimos esta obra. Este blog é seu, divulgue-o.

DIAGNÓSTICOS DA PROBLEMÁTICA DO BAIRRO DO JORDÃO COMO LIMITE ENTRE DOIS MUNICÍPIOS RECIFE / JABOATÃO DOS GUARARAPES - PE

Aldemir Dantas Barboza 1 (cfariasdafonseca@yahoo.com.br), Christianne Farias da Fonseca 1, Kenya Viégas da Silva 1 e Robertta Yara Veras de Oliveira 1
(1. Depto. de Ciências Geográficas, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE)
INTRODUÇÃO:
O bairro do Jordão, localizado na Região Metropolitana do Recife, apresenta-se ao sul da cidade do Recife, fazendo limite com o município de Jaboatão dos Guararapes - PE. Está assentado sobre áreas de morros ou tabuleiros com declividade maior que 25%, fazendo parte da formação Grupo Barreiras que contém solos argilosos, o qual agregado ao tipo climático do tipo As’, quente e úmido com chuvas quase todo o ano, segundo a classificação de Köppen, propicia os desmoronamentos e deslizamentos de encostas. Além de ser uma área de dissecação, os problemas do bairro ainda são agravados pela ocupação desordenada sem suporte de uma infra-estrutura urbana básica, como saneamento, drenagem. As dificuldades enfrentadas pela população local em relação ao sítio e às políticas deixam transparecer que se devem ao fato de o Jordão ser um bairro carente, de periferia, situado numa zona limítrofe entre dois municípios, que muitas vezes não se sentem devidamente responsáveis pelos problemas enfrentados pelos habitantes do Bairro. Esses são os fatores que tornam o bairro do Jordão alvo de investigação.
METODOLOGIA:
Inicialmente, a análise da problemática do Jordão consistiu em uma primeira visita em campo, onde foi possível observar a realidade do Bairro, sua paisagem, seu sítio, os aspectos urbanos, ambientais e sociais, fazendo-se registro por meio de fotografias. Posteriormente visitou-se órgãos públicos, como as prefeituras dos municípios do Recife e de Jaboatão dos Guararapes - PE, o Instituto de Planejamento de Pernambuco – CONDEPE, a Empresa de Urbanização do Recife - URB, a Fundação de Desenvolvimento da Região Metropolitana do Recife – FIDEM e o Serviço geológico do Brasil-Superintendência Regional do Recife – CPRM; nos quais realizou-se levantamentos bibliográficos e iconográficos. Em seguida foram apontadas as principais causas e conseqüências da problemática do Jordão. Na Segunda visita ao local, dando seqüência ao processo de análise, foram feitas entrevistas com os moradores, comerciantes e transeuntes do Bairro.
RESULTADOS:
Através dos dados obtidos, foi possível constatar que a área estudada apresenta problemas de ordem socio-ambiental e urbanística. Detectou-se, ainda, que a ocupação desordenada, representada por residências às margens dos canais e pela impermeabilização do solo, causada por pavimentação e construções proporciona deslizamentos e desmoronamentos; o lixo acumulado nas encostas causa doenças, polui e obstrui os canais do Bairro, provocando alagamentos nas áreas mais baixas. Os desmatamentos que ocorrem nas encostas são desencadeadores do processo erosivo, ocasionando o surgimento de voçorocas, este problema é intensificado no período de chuvas intensas, devido à saturação do solo argiloso, o que, consequentemente, levará a perdas materiais e de vidas. Todos esses problemas poderiam ser solucionados com a implementação de uma educação ambiental, coleta seletiva eficiente junto à comunidade, que seria orientada por técnicos das duas prefeituras, para, por exemplo, conter o corte de barreiras, incentivar o plantio de gramíneas a fim de evitar os deslizamentos, concretizando-se um projeto de urbanização conjunta, de forma participativa.
CONCLUSÕES:
Dessa forma, o bairro do Jordão se apresenta como um ambiente de análises sócio-urbano-ambientais diante do quadro crítico de entraves da estrutura urbana encontrados. Além disso, é um exemplo de área que, pelas suas características geomorfológicas, exige uma ocupação e uso do solo de forma mais adequada à realidade do seu sítio, carecendo de políticas públicas que possam envolver o governo e a população de forma participativa na solução dos problemas ora detectados.

Dilson Martins