Outras palavras...

Este é o blog do movimento de luta pelo revestimento do canal do jordão. Desde 1999 lutando para acabar com as enchentes do bairro do Jordão. Aqui você encontra toda a verdade sobre o revestimento do canal do Jordão. Pesquise e veja que essa obra só saiu por causa da nossa luta e nossa amizade com o partido dos trabalhadores (PT) no qual Dilson Protético foi filiado.


Estamos acompanhando as obras do canal do Jordão desde o seu início até o final. Queremos agradecer ao Governo do Estado, em especial a secretaria das cidades, através da CEHAB, pelo início desta obra. O movimento de luta pelo revestimento do canal do Jordão vem lutando por esse sonho e só através de um governo popular, estamos vendo ele sair do papel. Além das obras do canal, você pode ver as postagens antigas, que mostra como conseguimos esta obra. Este blog é seu, divulgue-o.

quinta-feira, 23 de maio de 2013

"NADA SE CRIA, TUDO SE COPIA" PREFEITURA DE JABOATÃO ADOTA ÀS BICICLETAS LARANJAS, MESMO SEM TER UMA CICLOVIA QUE PRESTE.


Jaboatão terá pontos de compartilhamento de bicicletas
Projeto "Bike PE" estará em 20 bairros da cidade, no Recife e em Olinda
A Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes se prepara para ampliar a mobilidade no município. É que o município passará a contar em breve com pontos de compartilhamento de bicicletas. As magrelas vão atuar como uma alternativa para aqueles que quiserem se locomover a curtas distâncias, de forma rápida e sem agredir o meio ambiente. No total serão 20 bairros de Jaboatão, Recife e Olinda, que serão contemplados com esse projeto, que é realizado pelo Governo do Estado, em parceria com o banco Itaú e os três municípios.

As bicicletas laranjas estarão disponíveis todos os dias da semana das 6h às 22h. Para usar o sistema os ciclistas precisam fazer o cadastro no site www.bikepe.com.br. O tempo de uso do equipamento é de 30 minutos inicialmente, pelo valor de R$ 5, podendo ser renovado em qualquer estação, sendo necessário apenas um intervalo de 15 minutos. Já aqueles que resolverem substituir o transporte público pelo equipamento poderão fazer um contrato pagando a taxa mensal de R$ 10.

Em Jaboatão, os pontos serão espalhados inicialmente pela orla, composta pelas praias de Piedade, Candeias e Barra de Jangada.  “A gente dá uma opção para que o morador se desloque e faça seu lazer através da bicicleta. É uma iniciativa que está começando, mas é um grande foco que a gestão de Elias tem perseguido, implantando nas principais vias da cidade áreas para ciclistas. O mundo moderno nos puxa para opções de mobilidade limpa, sem agressão ao meio ambiente. Vamos poder integrar as cidades e fazer com que o cidadão de Jaboatão possa ir a Boa Viagem, Olinda, ao parque da Jaqueira, Marco Zero; e os do Recife e Olinda possam também fazer o percurso contrário de forma segura. Tem que ter perna, mas o caminho vai existir”, disse Heraldo Selva, vice-prefeito de Jaboatão.

“Esse projeto vai possibilitar a oferta de 70 estações, cada uma com 10 bicicletas nas três cidades, totalizando 700 equipamentos. É uma ação importante que vai possibilitar a integração dos modais, ou seja, potencializar a mobilidade urbana. Já estamos investindo nos corredores de ônibus, nos terminais de integração e agora ampliando a oferta para o uso das bicicletas”, explicou Danilo Cabral, secretário Estadual das Cidades.

CICLOFAIXAS – Atualmente, Jaboatão conta com duas ciclofaixas: a da Avenida Beira Mar e a da Avenida Ayrton Senna da Silva, ambas em Piedade. Dentro do projeto de mobilidades está a implantação de ciclofaixas nas principais vias da cidade e de uma ciclovia, que estará interligada à do Recife e terminará em Barra de Jangada, fazendo interligação com a praia do Paiva, no Cabo de Santo Agostinho.

Nenhum comentário:

Dilson Martins