Transtornos na Estrada da Batalha perto do fim. É o que promete o governo de Pernambuco
Publicado em 25/05/2012, Às 20:23
Túnel da Avenida Maria Irene, que funcionará como retorno para quem trafega na Estrada da Batalha, está na fase de acabamentos.
Os transtornos provocados pelas obras de requalificação da PE-08, mais conhecida como Estrada da Batalha, em Jaboatão dos Guararapes, Região Metropolitana do Recife, estão perto de acabar. Depois de dois anos e meio de serviço, muitos engarrafamentos e prejuízos para o comércio local, a promessa do governo de Pernambuco é que a reforma da via será concluída e entregue à população, completa, em pouco mais de um mês, precisamente no dia 30 de junho. Mais de 90% dos trabalhos estão concluídos e, no momento, há apenas finalizações sendo realizadas. Ou seja, em pouco tempo o principal acesso sul à capital, ao litoral e ao Complexo Industrial Portuário de Suape, por onde passam 43 mil veículos por dia – dos quais 4 mil são caminhões – será rápido, moderno e eficiente.
Quem anda pela Estrada da Batalha percebe que os trabalhos estão em fase final. Os estrangulamentos do trânsito são vistos em apenas dois pontos (imediações de Porta Larga e Prazeres, ambos em Jaboatão). Há trechos em que já estão sendo concluídas as calçadas e o canteiro central. Em outros, a grama e as palmeiras começaram a ser colocadas, dando charme à via. As pendências do projeto, iniciado no fim de 2009, com custo de R$ 150 milhões, são poucas e pequenas. São elas: acabamento do Túnel da Avenida Maria Irene, que fica localizado no Recife, próximo ao limite com Jaboatão, e funcionará como retorno para o tráfego da Estrada da Batalha; conclusão da pavimentação de um trecho da rotatória oeste do complexo de retornos chamado de caracol (a intervenção depende que a Compesa proteja parte de uma adutora para que o pavimento seja colocado sobre ela), finalização da drenagem de um trecho de 30 metros e a colocação de cinco placas de concreto nas imediações de Prazeres. Apenas.