Outras palavras...

Este é o blog do movimento de luta pelo revestimento do canal do jordão. Desde 1999 lutando para acabar com as enchentes do bairro do Jordão. Aqui você encontra toda a verdade sobre o revestimento do canal do Jordão. Pesquise e veja que essa obra só saiu por causa da nossa luta e nossa amizade com o partido dos trabalhadores (PT) no qual Dilson Protético foi filiado.


Estamos acompanhando as obras do canal do Jordão desde o seu início até o final. Queremos agradecer ao Governo do Estado, em especial a secretaria das cidades, através da CEHAB, pelo início desta obra. O movimento de luta pelo revestimento do canal do Jordão vem lutando por esse sonho e só através de um governo popular, estamos vendo ele sair do papel. Além das obras do canal, você pode ver as postagens antigas, que mostra como conseguimos esta obra. Este blog é seu, divulgue-o.

terça-feira, 28 de abril de 2009

pe360graus.com


Canalização do rio Jordão não começa por problemas na Justiça
Problema das enchentes no bairro do Jordão poderia ser solucionado com a canalização do rio que corta a área e a urbanização das margens. As obras não começaram ainda porque moradores de casas vizinhas ao rio entraram na Justiça para não perderem suas residências.
da Redação do pe360graus.com
No bairro do Jordão, no limite entre os municípios do Recife e de Jaboatão, o inverno é sinônimo de inferno. Basta chover para que o rio que corta a comunidade transborde e as águas tomem as ruas e as casa dos moradores. Uma medida para resolver a situação, a canalização do rio Jordão, foi anunciada pelo presidente Lula em março de 2008, mas ainda não começou por problemas na Justiça.
O projeto de urbanização do bairro, além da canalização do rio Jordão, prevê a construção de duas ruas, uma em cada margem do canal. Seriam gastos R$ 42 milhões, verbas do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). As obras não foram adiante porque 329 famílias não querem deixar suas casas e entraram na Justiça.
Um dos moradores, Erasmo dos Santos, afirma que preferia receber uma indenização pela sua casa a se mudar para o condomínio residencial que o governo pretende construir para abrigar as famílias. “Queremos o dinheiro para construir nossas próprias casas. Muita gente daqui não sabe morar em prédio”, afirma. Além disso, ele reclama que o auxílio-moradia oferecido pelo governo, no valor de R$ 150, não é suficiente para pagar um aluguel.
Enquanto o impasse continua na Justiça, os moradores pedem, como medida emergencial para evitar inundações, a limpeza urgente do canal do rio Jordão, que está tomado por sujeira e areia. “O sonho do povo do Jordão é o revestimento do canal. Mas sonho não é realidade e a limpeza é o possível. Não resolve, mas ajuda”, afirma o morador Dílson Martins.
PREFEITURAA prefeitura do Recife informou que a licitação para a limpeza dos canais do Recife começou em Janeiro e que o trabalho só deve começar em março. Já a canalização do rio não tem previsão para começar enquanto a questão estiver na Justiça, afirmou a assessoria da Secretaria das Cidades do Governo de Pernambuco.
Tags:enchente, obras, rio jordão

Nenhum comentário:

Dilson Martins