Balcão da Cidadania no Jardim Jordão
Com a praticidade de ser realizado próximo aos moradores, que não precisam fazer grandes deslocamentos, o Balcão da Cidadania, programa da Secretaria de Direitos Humanos, dá acesso a serviços de saúde (entre eles aferição de pressão e glicose), emite o cartão do SUS, a carteira de trabalho e novas vias dos registros de nascimento, casamento e/ou óbito, além de oferecer orientação jurídica gratuita e inscrição do Bolsa Família.
Na Igreja Batista Bíblica, o programa teve também distribuição de um kit contento escova e pasta de dente, para a criançada, além de uma palestra sobre higienização bucal. O servente Eliabe Lucas, 22 anos, ficou sabendo da ação pelo carro de som e aproveitou para tirar seu cartão do SUS. “Vim correndo", disse após receber o cartão. Já a técnica em farmácia Severina Ângela da Silva, 40 anos, levou os filhos para ouvir a palestra. "É muito importante cuidar da saúde bucal", destacou.
O gerente da Regional 7, Thiago Rangel, explicou que Balcão da Cidadania é uma oportunidade que a população mais carente tem de utilizar serviços básicos em um só lugar, e sem burocracia, opinião compartilhada pelo diácono da Igreja Batista, Sandervaldo Bezerra. "Para utilizar estes serviços, geralmente às pessoas vão a lugares diferentes. Aqui eles fazem tudo ao mesmo tempo. Enquanto emitem a carteira de trabalho podem medir a taxa de glicose, por exemplo", reforçou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário